quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

"Homem algum é uma ilha"








Estamos fadados a procurar alguém no caminho pra dividir o peso carregado durante a viagem da nossa vida, mesmo que este nos mostre que não é possível encontrar.




Precisamos de alguém pra compartilhar coisas importantes e bobagens que nos trouxeram alegria ou/e principalmente a dor que podemos ainda está carregando.




O fato de estarmos sozinho na própria solidão pode nos magoar, mas estarmos arrodeado de gente e ainda continuarmos sozinhos pode ser ainda pior.




Então o que dói mais: está sozinho ou se sentir sozinho? Essa é mais uma das perguntas sem respostas que tropeçamos na nossa estrada.




Guardamos as emoções para nós mesmos e um dia ocorre uma saturação de sentimentos na nossa cabeça. O fato de não conseguirmos encontrar esse suposto "ombro amigo", às vezes, nos fazem tomar medidas prejudiciais a nós mesmo.




Mas somente na nossa solidão nos encontramos, descobrimos o que somos capazes de fazer, porém ainda precisamos de alguém pra nos dar forças suficientes para concretizar tudo aquilo que pensamos. E às vezes não a encontramos, pelo fato das pessoas nos demostrarem que não são dignas de confiança. Aí continuamos sozinhos, e alimentamos mais e mais essa solidão, nos tornando impenetráveis, criando um muro a nosssa volta. E quando enfim encontramos essa pessoa, ainda continuamos sozinhos.


Passamos pela experiência de que as pessoas sempre vão embora, não damos o benefício da dúvida, porque não queremos nos magoar de novo e de novo. Mas, às vezes, mesmo sabendo de toda essa filosofia já vivida, não pensamos duas vezes quando deveríamos, e quebramos a cara só pra ter alguém pra compartilhar alguns momentos.

P.S.: O título é o nome de uma obra litéraria de Thomas Merton.

Um comentário:

KID PSICÓTICO disse...

Oi moça! Post interessante, confuso, mas interessante!

Bom acho que "o que dói mais: está sozinho ou se sentir sozinho?" na verdade não é "mais uma das perguntas sem respostas que tropeçamos na nossa estrada".

Com certeza dói mais "se sentir sozinho".
Pois estar só muitasvezes é apenas uma escolha e mesmo quando não é, podemos conviver bem com isso(pelo menos por um tempo), se soubermos que por mais só que estejamos, existe alguém em algum lugar, com quem podemos contar. Ou mesmo o simples fato de sabermos que há algué ao ao oso lado, já é suficiente para nos dar força.
Porém é insuportavél se senti só mesmo quando rodeado de pessoas.
E pior ainda é estar sentado ao lado de uma pessoa que vc ama e saber que nunca a terá de verdade com vc, ou q esse sentimento não é recíproco.

E sim, é verdade, "AS PESSOAS SEMPRE VÃO EMBORA". Mas como diz Antoine de Saint-Exupéry:

"Cada um que passa em nossa vida,
passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui outra.
Cada um que passa em nossa vida,
passa sozinho, mas não vai só
nem nos deixa sós.
Leva um pouco de nós mesmos,
deixa um pouco de si mesmo.
Há os que levam muito,
mas há os que não levam nada.
Essa é a maior responsabilidade de nossa vida, e a prova de que duas almas não se encontram ao acaso. "


BJO PRA VC!!!