quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

"O que você vai ser quando você crescer?"



Quando somos crianças, e ainda estamos nos anos iniciais da escola, somos abordados com uma pergunta de resposta indefinida: qual a profissão exercer.

As respostas vão mudado de acordo com que passam os anos escolares, e mesmo quando estamos nos anos de preparação para essa profissão escolhida, chegamos a não ter certeza da nossa preferência.

Caminhamos às cegas, às vezes as decisões tomadas não é bem o que a imaginávamos, e temos que decidir outra vez se é aquilo que queremos fazer pelo resto da vida.

Quando eu fazia a primeira série do ensino fundamental, eu fui abordada com essa pergunta, eu só disse que queria ser artista (influenciada pelo que eu via na tv, talvez), sem saber muito bem o que essa palavra significava. Eu tinha 6 anos e gostava de dançar, o que foi mudando com o passar dos anos. Ainda balanço o corpo, mas só pra sentir a música, o tempo de É o tchan já passou, com certeza eu não levaria jeito pra esse tipo de trabalho. Quando eu fui criando mais conciência, com o passar dos anos, eu não pensei muito nessa coisa de escolha, ainda viriam milhares de anos pra que essa opção fosse usada. E aí, chegou a hora de pensar sobre isso, eu peguei o catálogo de cursos da UFRN e fui riscandos os cursos que não eram muito a minha praia, sobraram alguns e eu fui desclassificandos um por um, por critério de localização do campus e também o meu gosto. Tentei também fazer um outro vestibular para um outro curso em uma outra universidade, mas eu não pude fazer as provas porque eu já estava fazendo um curso e não teria tempo de realizar o processo seletivo por causa dos horários com as minha aulas, talvez eu até nem o cursasse pelo fator da localização. Há poucos meses, percebi que talvez eu tenha feito a escolha errada, não acho as minha aulas muito interessante, mas por não saber que escolha fazer, continuo trilhando o meu caminho de tijolos amarelos, quem sabe um dia em me encontre nele ou me veja perdida de vez, só assim eu vou saber se estou seguindo a trilha certa ou se errei na curva.

Um comentário:

Paola disse...

eu errei totalmente na curva!!
acho q inclusive me espatifei num muro durante a trajetoria!
:s