terça-feira, 26 de abril de 2016

Queria garota perdida

Em novembro de 2007, eu prestei vestibular. No segundo dia do processo seletivo havia uma redação. Lembro que antes da prova, quem ainda não tinha entrado na sala em que iria ficar por pelo menos a próxima hora, ficaram comentando sobre o possível tema, que seria uma carta. Os jovens que falavam a respeito deveriam ser conhecidos, talvez do cursinho, não sei. Só sei que fiquei ali, observando e ouvindo, aqueles que estavam próximos a minha sala, e pegando o conhecimento que eles tinham pra passar.
Bem, o tema da redação foi uma carta. O professor de cursinho que estava prevendo deu uma bola dentro! O candidato poderia escolher entre um político e Gabriel, o pensador, como destinatário, o tema da carta eu não lembro ao certo. Mas agora, quase uma década depois, quando pediram para escrever um carta, eu não soube a quem destinar. Mas me passou essa lembrança na cabeça.
Então,

Querida garota perdida,
como andam seus pensamentos pelo mundo da lua? A vida não foi aquilo que você sonhava que seria quando aos 16. Talvez  nunca chegue a ser. O destino deturpou seus desejos. E parece que no final deu exatamente o que você pedira, mesmo que ainda tenha que fazer alguns ajustes.
A faculdade não foi como American pie, e nem com nenhum daqueles campi que você conheceu nas séries e filme que acompanhava. Mesmo assim ainda tirou ensinamento de algumas delas. Principalmente aquela, daquela época.
Aprendeu que diploma não é sinônimo de sucesso, e que aquela sensação que sentira outrora poderia voltar infinitamente mais forte, e quem sabe, mais ainda.
Se afastou da maioria dos amigos da época, alguns ainda mantêm pouca comunicação, mesmo com a ascensão da tecnologia. Quem diria que as redes sociais se tornariam esse grande enlace? E quem diria que você desinteressaria da maioria delas?
Querida garota perdida,
sei que você está passando por dificuldades, e sei que os poucos e bons parecem que desapareceram.
Todos tomaram seu rumo, todos seguiram em frente. Tá na hora de você também seguir.
Querida garota perdida,
põe teus planos no papel pra começar a concretizá-los. Quem sabe assim, em passos de bebês que seja, essa tristeza que habita em você não desapareça?
Querida garota perdida,
apenas seja!

Nenhum comentário: